Conquista para comunidade astronômica brasileira

13 de dezembro de 2023 | LIneA

Em um marco significativo para a pesquisa astronômica brasileira, o Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) estabeleceu com sucesso um espelho da base de dados do Minor Planet Center (MPC) em suas instalações no Rio de Janeiro. O MPC é a organização oficial, sob os auspícios da Divisão F da União Astronômica Internacional, encarregada de coletar dados observacionais de asteroides e cometas do Sistema Solar, bem como a determinação das suas órbitas ao redor do Sol.

A criação deste espelho tem sido resultado de uma colaboração, após orientações iniciais dadas pela diretoria do MPC, entre a Universidade de Maryland dos Estados Unidos e o LIneA. Este desenvolvimento representa um passo significativo para a astronomia brasileira, oferecendo acesso local e direto a informações observacionais sobre os pequenos corpos do nosso Sistema Solar.

O estabelecimento deste espelho desempenhará um papel crucial na Era do Legacy Survey of Space and Time (LSST), o qual realizará uma quantidade sem precedentes de observações do hemisfério sul celeste. O LSST foi projetado para atingir vários objetivos em quatro temas científicos principais: fazer um inventário do Sistema Solar, mapear a Via Láctea, explorar o céu óptico transitório e investigar a energia escura e a matéria escura.

Um dos resultados do LSST será dado através de posições dos pequenos corpos, determinadas logo após as observações serem feitas. Essas posições serão disponibilizadas ao público através do MPC, que por sua vez, atualizará instantaneamente o espelho localizado no Brasil. As efemérides do MPC, constantemente refinadas pelas posições de pequenos corpos oriundas do LSST, melhorarão a predição de ocultações estelares (quando e onde, sobre a superfície da Terra, podem ser observados estes eventos). Com dados obtidos a partir de observação de ocultações estelares é possível a determinação de propriedades físicas dos pequenos corpos, e o estudo destes objetos ajudam a ter uma melhor compreensão da formação do nosso Sistema Solar. 

Esse espelho é parte fundamental do Portal do Sistema Solar, desenvolvido pelo LIneA/INCT do e-Universo, e especializado, entre outros, na determinação de predições de ocultações estelares para milhões de pequenos corpos, com foco especial em servir a comunidade astronômica profissional e amadora.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário