Lançamento do vídeo IDAC: Um centro de dados para o LSST no Brasil

20 de março de 2024 | LIneA

O LIneA foi selecionado para hospedar no Brasil um centro de dados (Independent Data Access Center – IDAC) para o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). Assista o vídeo para saber mais sobre o IDAC-Brasil.

O início da operação do IDAC está previsto para 2026, quando os primeiros dados do levantamento estiverem disponíveis. Dessa maneira, os próximos dois anos serão usados para a implantação gradual do centro, comissionamento usando dados de simulações, testes realizados no telescópio e treinamento da comunidade brasileira.   

O centro será responsável por armazenar e processar dados deste levantamento, a ser executado no Observatório Vera Rubin, no Chile, com participação brasileira, e fará parte de uma rede mundial. O projeto LSST prevê a observação de metade do céu por um período de 10 anos.

O IDAC-Brasil é um em aproximadamente 10 centros similares espalhados pelo mundo, hospedando parte dos dados, distribuindo o acesso às ferramentas de análise e fornecendo para a colaboração mais ciclos de máquina.

O IDAC-Brasil está sendo implantado com o apoio da FINEP, do CNPq e da Faperj através do INCT do e-Universo, o que permitirá aos pesquisadores brasileiros e de outras instituições internacionais, o acesso a serviços para explorar cientificamente os dados do LSST.

Caso tenha qualquer dúvida, ou queira saber mais sobre o IDAC-Brasil, entre em contato através do e-mail secretaria@linea.org.br.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário