INCT do e-Universo: Resumo da chamada pública

12 de março de 2024 | LIneA

No período de 17 a 31 de janeiro, o INCT do e-Universo, com apoio logístico do LIneA, abriu a chamada pública para novos bolsistas, com oportunidades nas áreas de software, infraestrutura, divulgação científica e educação/programação. Os recursos que viabilizaram a oferta das bolsas não estavam previstos pelo INCT, por esse motivo o processo seletivo e a duração das bolsas (9 meses) tiveram um prazo menor do que o de costume. 

Na imagem 1 apresentamos o alcance da chamada pública no país. No curto período disponível para as inscrições, a equipe do LIneA divulgou as oportunidades de bolsas em suas redes sociais, listas de e-mails e também através de boletins da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), INPE, Faperj e outras agências. Com a ampla divulgação, a chamada pública recebeu um total de 85 candidaturas para as três áreas de atuação, contemplando todas as 4 regiões do país, como mostra a imagem 1.

Imagem 1: Alcance da chamada pelo país

Com relação aos estados com maior número de candidatos (imagem 2), podemos destacar São Paulo (32), Rio de Janeiro (21) e Minas Gerais (6). Embora esses Estados representam a maior presença de candidatos, outras regiões foram atingidas,  alcançando pessoas fora do eixo sudeste e sul, como foi o caso de Mato Grosso do Sul (4), Tocantins (2), Pernambuco (2) e Acre (2), por exemplo. Essa é uma vantagem contida no edital da chamada pública, garantindo o trabalho 100% remoto, que contribui para o fortalecimento dos quatro eixos propostos pelo INCT (Formação de recursos humanos, Interação/integração nacional, Cooperação internacional e produção C,T & I).

Imagem 2: Distribuição dos candidatos por estado

Entre os níveis dos candidatos (imagem 3), a maior ocorrência se deu no Mestrado (38), Graduação (18) e Doutorado (13). Além destes, também foi possível contabilizar pós-docs, tecnólogos e especialistas. A diversidade de níveis pode ser justificada pelas áreas de atuação da chamada, onde estavam disponíveis oportunidades para desenvolvedores, curadoria de dados, relações públicas, entre outros.  

Imagem 3: Nível dos candidatos

Sobre a distribuição das candidaturas entre as três áreas de atuação disponíveis (imagem 4), vemos que Comunicação, Divulgação Científica e Educação foi a mais procurada, totalizando 44, representando mais de 50% das inscrições recebidas. Infraestrutura teve um total de 22 inscritos e software 19.

Imagem 4: Percentual de inscrições recebidas por área de atuação

Os candidatos passaram por um processo de entrevista para avaliar requisitos específicos dentro de cada área e os selecionados irão integrar o time do LIneA, atuando nas diferentes frentes existentes e colaborando para o desenvolvimento do trabalho do laboratório ao longo dos 9 meses de bolsa.

A direção LIneA agradece a todos os interessados que participaram do processo seletivo.

Deixe um comentário