Novo portal disponibiliza mais de 750 mil predições de ocultações estelares: Conheça o LIneA Occultation Prediction Database

02 de abril de 2024 | LIneA

https://solarsystem.linea.org.br

O LIneA, em colaboração com os pesquisadores do projeto Trans Neptunian Occultation Network (TON), tem o prazer de lançar uma primeira versão da plataforma LIneA Solar System Portal feita para pesquisadores, e o LIneA Occultation Prediction Database, que lista predições para eventos de ocultação para o restante do ano de 2024 – acesse aqui. Estas plataformas  foram desenvolvidas para combinar computação de alto desempenho e a predição de eventos de ocultação estelar por pequenos corpos do Sistema Solar. Este projeto tira o ônus computacional do usuário e renova a dinâmica na organização de campanhas observacionais, beneficiando toda a comunidade científica e também a comunidade de astrônomos amadores que promovem apoio indispensável neste ramo da ciência.

Imagem 1: Visão da página inicial do portal

Para produzir suas predições, o portal usa informações atualizadas constantemente e obtidas de centros de referência, como o Minor Planet Center (MPC) e o Jet Propulsion Laboratory (JPL/Nasa), além de trazer a habilidade de usar dados legados do Dark Energy Survey (DES). Em seu lançamento inicial o portal traz, para todo o ano de 2024, mais de 750 mil predições de ocultações para mais de 18 mil asteroides do Sistema Solar exterior. Está a caminho, porém, o lançamento de predições para o Sistema Solar inteiro, levando em conta os seus mais de 1,3 milhão de asteroides.

Com a disponibilização desses dados, convidamos astrônomos profissionais e amadores que tenham o desejo de observar ou desenvolver campanhas observacionais para testar e usar a ferramenta. Sua funcionalidade permite não somente personalizar eventos por região geográfica, mas também usar e acessar programaticamente via API todos os eventos nessa base de dados. Além disso, em breve será disponibilizado um serviço de subscrição para receber periodicamente dados sobre eventos de interesse específico.

O desenvolvimento do portal e sua integração à base de dados do MPC é de fundamental importância na era do Legacy Survey of Space and Time (LSST), que irá descobrir um grande número de objetos, tendo em vista sua profundidade e cadência das observações. Espera-se que o LSST levará à descoberta de mais de 10 milhões de novos asteroides, o que elevará em ordem de magnitude o número de predição de ocultações. Observações e análise desses eventos passarão a ser o grande desafio dos pesquisadores. 

O Portal desenvolvido pelo LIneA, com o apoio do INCT do e Universo, é um importante primeiro passo para enfrentar futuros desafios de big data.

Deixe um comentário