LIneA serve de objeto de pesquisa em Tese de Doutorado

11 de junho de 2024 | LIneA

A tese de doutorado intitulada “DADOS DE PESQUISA: Contribuição da Infraestrutura para a Promoção da Reprodutibilidade e do Reúso” foi defendida no final de maio pela Dra. Manuela Ferreira (UFRGS), onde foram investigadas as ferramentas desenvolvidas e utilizadas pelo LIneA, com objetivo de entender a reprodutibilidade das pesquisas em Astronomia e o reúso dos seus dados ao longo do tempo.

Em sua pesquisa, Manuela se propôs a entender sobre a utilização de ferramentas como o GitHub para versionamento de código, o Jupyter Hub para descrição interativa de fluxos de análise de dados, e o Docker para encapsulamento do ambiente computacional. Foram realizadas entrevistas com membros e pesquisadores associados ao LIneA. Como resultado, foi revelado que os pesquisadores frequentemente utilizam essas ferramentas, às vezes com assistência da equipe de TI, especialmente para a disponibilização de artefatos de pesquisa e transformação de dados de terceiros. No entanto, muitos pesquisadores não estavam cientes da reutilização de seus artefatos por outros, embora eles próprios reutilizassem artefatos alheios. Os experimentos de reprodutibilidade mostraram-se desafiadores.

Para superar alguns dos desafios encontrados, a pesquisadora sugere a criação de uma política de gestão de dados que estabeleça um padrão de compartilhamento de artefatos e a contratação de uma equipe dedicada à gestão de dados de pesquisa. Isso poderia auxiliar os pesquisadores na adoção de práticas padronizadas, promovendo a reprodutibilidade e o reúso dos dados de maneira mais eficaz.

Parabenizamos a Dra. Manuela Ferreira pelo título e por sua pesquisa.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário