Pesquisadores afiliados ao LIneA ganham posições de destaque no LSST

31 de janeiro de 2024 | LIneA

Pesquisadores afiliados ao LIneA foram nomeados, no início de janeiro, à posições no Dark Energy Science Collaboration (DESC) do projeto LSST. As indicações dos brasileiros na colaboração demonstram a importância e a visibilidade dos pesquisadores internacionalmente.

Mariana Penna-Lima (UnB – Brasil) e Michel Aguena (LAPP – França) foram eleitos membros do Collaboration Council do DESC, se juntando a Tassia Ferreira (Oxford – Inglaterra), que já fazia parte do conselho. A função exercida por eles será de representar os membros da colaboração, facilitar discussões sobre questões relevantes a toda a colaboração e auxiliar com as responsabilidades dos procedimentos e políticas do LSST DESC. Felipe Andrade-Oliveira (UZH – Suiça) foi aceito como full member do LSST DESC e nos últimos três anos vem trabalhando como pipeline scientist para o DESC.

Felipe Andrade-Oliveira, Michel Aguena e Tassia Ferreira são ex-bolsistas do INCT do e-Universo e participam ativamente nas colaborações e dos projetos internacionais.

Sobre os membros:

  • Mariana Penna-Lima é membro do “Speakers Bureau” do DESC desde 1 de janeiro de 2024 e também co-chair do Membership Committee.
  • Michel Aguena faz parte dos co-líderes do Cluster Mass Modeling (CLMM) Topical Team e também trabalha como Pipeline Scientist, com foco no desenvolvimento do software para a classificação de aglomerados de galáxias e no pipeline de cosmologia baseado na detecção dos aglomerados.
  • Felipe Andrade-Oliveira é co-coordenador do grupo de covariances, no qual estão desenvolvendo e validando as covariâncias que serão utilizadas para a análise cosmológica do LSST.

Parabéns a todos os membros pelas novas posições! 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário