Home

Sloan Digital Sky Survey – III

O projeto Sloan Digital Sky Survey – III (SDSS-III) é uma colaboração internacional, que produziu vários levantamentos espectroscópicos de extensas regiões do céu, criando amostras estatísticas sem precedentes para estudos em diferentes áreas. As observações se encerraram em 2014, mas análises científicas ainda continuam sendo feitas.  Quatro grandes temas são estudados:

  1.  BOSS – através da distribuição de galáxias em grande escala estuda-se a composição do Universo;
  2.  SEGUE-2 – mapeamento da estrutura, cinemática e composição química das partes mais externas da Via Láctea;
  3.  APOGEE – exame das partes centrais da Via Láctea feitos no infravermelho, de forma a se evitar o obscurecimento pelas nuvens de poeira nestas regiões;
  4.  MARVELS – monitoramento de 11 mil estrelas para detecção de planetas gigantes.

Além destes objetivos, muitos outros serão perseguidos fazendo-se uso do gigantesco acervo de dados coletado. Resultados de pesquisa envolvendo o contingente brasileiro, podem ser visto na nossa lista de publicações.  O LIneA apoia participantes brasileiros destes projetos através do consórcio Brazilian Participation Group, além de hospedar um portal terciário do projeto SDSS-III distribuindo esses dados para o Brasil e a América Latina. Os dados do SDSS-III podem ser obtidos através do link. A manutenção desta infraestrutura para a distribuição de dados localmente foi parte do compromisso assumido pelo LIneA para a entrada do BPG no projeto, além de uma contribuição financeira.  Embora o projeto termine oficialmente em Dezembro de 2015 a manutenção do DR12 no ar será um importante legado do projeto.

box-apogeebox-bossbox-marvelsbox-segue2