LIneA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

08 de outubro de 2020 | LIneA

O INCT do e-Universo em colaboração com o LIneA e o Planetário-RJ está promovendo, como contrapartida destas instituições, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e o Ciclo de Palestras de Astronomia. As palestras serão transmitidas pelo canal https://www.youtube.com/user/lineamcti e ocorrerão de 19 a 23 de outubro de 2020.

Cada palestra vai abordar um tema recente da Astronomia. Na segunda-feira o tema central será os buracos-negros supermassivos nos centros das galáxias, com o professor Jaderson Schimoia da Universidade Federal de Santa Maria. Na terça-feira o tema será os confins do Sistema Solar depois da órbita do planeta Netuno, com o professor da UNESP Altair Gomes. Na quarta-feira o professor Alex Wuensche do INPE falará sobre nosso futuro em relação à Astronomia. Na quinta-feira o pós-doutorando do LIneA Adriano Pieres dissertará sobre a nossa Galáxia – a Via-Láctea  –  e finalmente na sexta-feira a professora Mariana Penna Lima da Universidade de Brasília vai abordar os assuntos relacionados à expansão do Universo.

As palestras são dirigidas ao grande público, numa iniciativa de promover a divulgação científica e a popularização da Ciência. Haverá uma sessão de perguntas depois de cada palestra onde você poderá tirar suas dúvidas e questionamentos sobre o assunto. A intenção é que a linguagem seja de fácil alcance, de forma que pessoas do grande público possam entender mais facilmente os conceitos abordados, vindo de cientistas que trabalham cotidianamente com o assunto.

Procurando difundir os trabalhos realizados pela equipe do LIneA e seus associados, além de notícias de interesse geral,  mantemos um blog, uma conta no Facebook, no Twitter, além de um canal no Youtube.  Periodicamente também circulamos o LIneA News contendo notícias e informações sobre  a série de webinars patrocinado pelo LIneA.  Para se registrar basta clicar aqui. A maioria dos webinars são feitos por pesquisadores internacionais superando desta forma as barreiras geográficas e mantendo os participantes atualizados sobre as mais recentes descobertas em diferentes áreas,  novas tecnologias e novos projetos.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey ( DES), Sloan Digital Sky Survey ( SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument ( DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope ( LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional ( ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica ( LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário