Afiliados do LIneA discutem projeto de software na Universidade de Utah

08 de agosto de 2017 | LIneA

Em maio deste ano, tecnologistas do LIneA e INCT do e-Universo trabalharam em conjunto com pesquisadores do Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI) na Universidade de Utah no desenvolvimento do Quick Look Framework (QLF), uma moderna ferramenta que tem como objetivo coordenar a execução de uma versão simplificada do pipeline de redução de dados, batizada de Quick Look, que será aplicada a cada uma das 30 câmeras dos 10 espectrógrafos do DESI. Esta ferramenta de estudo será uma das principais interfaces entre o sistema de controle do instrumento (Instrument Control System – ICS) e observadores. Os resultados do pipeline serão armazenados num banco de dados e visualizados através de interfaces especializadas para monitoramento da qualidade dos dados, bem como das condições de observação proporcionando feedback em tempo real para os observadores.

A versão atualizada do QLF foi apresentada via teleconferência, em 25 de maio, com a participação de membros do LIneA e 10 pesquisadores do DESI. A ênfase do trabalho no estágio atual da ferramenta é a integração e execução do pipeline Quick Look nas 30 câmeras simultaneamente, onde as primeiras medidas de performance do sistema foram realizadas. Também foram apresentadas propostas para as primeiras interfaces de monitoramento da execução do pipeline (Figura 1) e dos resultados de QA, e de integração do QLF com o visualizador do DECaLS, o que permitirá ao observador associar os espectros obtidos com imagens dos objetos observados. As tecnologias utilizadas no QLF incluem Django e Bokeh para o desenvolvimento de uma aplicação web e Docker para automatização da instalação da aplicação em diferentes ambientes de execução.

Durante o estudo em conjunto também foram definidos os objetivos de revisão do trabalho para as póximas reuniões de colaboração do DESI. Devido ao trabalho de infraestrutura proporcionado pelo LIneA, foi possível negociar a inclusão de dois pesquisadores seniores e quatro juniores ao projeto DESI (ver noticia). Tanto o LIneA como o INCT do e-Universo dão apoio à participação de brasileiros neste e em outros projetos internacionais de grande envergadura. Veja a lista completa destes projetos no site do LIneA.

Figura 1 – Proposta de interface para monitoramento da execução do pipeline Quick Look. Crédito da imagem: Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia.

Deixe um comentário