Câmera do Dark Energy Survey está pronta

15 de junho de 2012 | LIneA

Foi oficialmente finalizado o projeto de construção da Câmera de Energia Escura, a DECam, instrumento que executará o Dark Energy Survey (DES).

A DECam é composta por um sistema de 5 lentes corretivas, com diâmetros entre 0.5 e 1m, por um sistema de filtros de tamanho semelhante e por 62 detectores do tipo Charge-coupled devices (CCDs). Juntos os CCDs somam 570 milhões de pixeis e permitirão obter imagens cobrindo 2.2 graus quadrados no céu. Na figura da esquerda abaixo vemos a primeira lente corretora sendo inspecionada pela última vez. Na figura da direita vemos o filtro da banda Y (comprimento de onda em torno de 10000 Angstroms = 1 μ m).

A construção da DECam foi o maior projeto necessário para a execução do levantamento DES, tendo custado ao todo US$ 33.9 milhões.


Figura 1: Lente corretora C1, que fica bem na frente do corretor óptico da DECam.


Figura 2: O filtro Y, de maior comprimento de onda dentre os filtros da DECam.

O início das observações do DES está previsto para meados de novembro de 2012. Até lá a DECam passará pela fases de comissionamento e verificação científica. Durante o comissionamento, será finalmente montada no telescópio Blanco, do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, e terá seu funcionamento básico testado. Na verificação científica, o instrumento será então avaliado quanto à qualidade das imagens que produz, para ver se elas estão à altura daquilo que foi especificado no projeto. Para essas fases, será usada a ferramenta de redução e análise básica de imagens chamada Quick Reduce, a qual está sendo desenvolvida pelo LIneA. Na figura abaixo mostramos a interface web de monitoramento da câmera usando o Quick Reduce.


Figura 3: Interface do monitor de funcionamento do instrumento, disponível na ferramenta Quick Reduce (LIneA).

Deixe um comentário