Faça uma busca
Faça uma busca

Cientista de dados do LIneA participa de workshop organizado pelo INPE

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no último dia 2 de dezembro, foi realizado o workshop “Classifying Galaxies from Big Data” em sua sede em São José dos Campos. Na ocasião, Julia Gschwend, cientista de dados do LIneA e Program Manager,  participou de forma virtual, representando o Laboratório.

Em sua apresentação, Julia abordou questões relacionadas ao projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), que tem o início das observações previstas para 2025. Um ponto importante debatido pela cientista foi a maneira de acesso aos dados do LSST, que se difere de outros grandes projetos anteriores, como o Dark Energy Survey (DES) e o Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Futuramente, para acessar os dados disponíveis do projeto, os cientistas deverão fazê-lo via IDAC-Brasil, operacionalizado pelo LIneA. 

O momento foi oportuno, também, para engajar a comunidade científica no que diz respeito às necessidades computacionais dos projetos que irão utilizar o gigantesco volume de dados esperados do LSST. 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.