A Associação LIneA tem o prazer de anunciar a assinatura de um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Esse apoio permitirá a conclusão da implantação do Independent Data Access Center brasileiro (IDAC-Brasil), essencial para a participação nacional no projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), uma das iniciativas científicas mais revolucionárias da atualidade.
O convênio reafirma o compromisso da FINEP e do LIneA com o avanço da ciência e tecnologia no Brasil. Além de beneficiar diretamente a comunidade astronômica, o IDAC-Brasil será o primeiro centro no país dedicado ao armazenamento e análise de grandes acervos de dados científicos, fortalecendo a exploração em áreas como Big Data e Inteligência Artificial (IA).
“Este é um passo importante para ampliar a participação brasileira em projetos de grande impacto global e consolidar nossa infraestrutura científica para o futuro”, afirmou o diretor-geral do LIneA.
A Associação LIneA agradece à FINEP pela confiança e parceria, e segue empenhada em oferecer soluções inovadoras que elevem o papel do Brasil na ciência internacional.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.