O curso “Análise de Dados: incidência de dengue no Brasil” foi realizado em 17 de Outubro, integrando a programação do LIneA para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Alinhado ao tema proposto pela SNCT deste ano – (“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”), esse foi o sexto curso planejado para o ano de 2024. Com duração de um pouco mais de 2h, o curso recebeu aproximadamente 50 pessoas ao vivo para a aula, e o vídeo já recebeu mais de 300 visualizações (até a presente data).
Cerca de 100 pessoas interessadas realizaram a sua inscrição no evento, abrangendo 11 Estados, distribuídos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Novamente, o curso recebeu inscrições internacionais vindas do México, Peru e Estados Unidos. Os Estados (imagem 1) com maior número de inscritos foram: Rio de Janeiro (35,4%), São Paulo (20,8%) e Paraná (13,5%). Das 34 instituições contabilizadas, as com maior número de inscritos foram: UFRJ (15,6%), UFF (14,6%).
Imagem 1: Imagem 1: Alcance nacional
Mais da metade dos inscritos (51%) são graduados ou graduandos. A outra parcela se divide entre doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, e professores (imagem 2). As áreas mais presentes seguem sendo a Astronomia (38,5%), Ciência da Computação (20,8%) e Física (19,8%). Ainda assim, áreas como Biologia, Administração, Ciências Sociais, Ecologia, Geografia, entre outras, demonstraram interesse no tema, reforçando que os cursos oferecidos pelo LIneA abordam assuntos transversais que vão além da astronomia.
Imagem 2: Estágios de carreira
O próximo curso já está sendo desenvolvido e irá abordar os conceitos de programação em Python e Banco de Dados. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre datas de lançamento e inscrições!
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.