Integrando parte dos cursos planejados para o ano de 2024, o tema Python e Banco de Dados, ofertado anteriormente de forma separada em nível básico, foi aplicado unindo os dois conceitos, sendo explorado de forma intermediária. O curso aconteceu em 14 de novembro e reuniu aproximadamente 50 pessoas ao vivo, tendo quase 200 visualizações até o momento. O vídeo está disponível no link:
Ao todo, foram realizadas 100 inscrições, provenientes das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do paí, abrangendo 14 estados, sendo os com maior número de inscritos: Rio de Janeiro (35,4%), São Paulo (24,2%), Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul (9,1%). Entre as 35 instituições, as mais presentes são: UFRJ (14,1%), UFF (8,1%), CBPF, USP e UESC (7,1%).
Entre os inscritos no curso, 50% são graduandos ou graduados, seguido de mestrandos e mestres (21,5%) e doutorandos e doutores (14%). Também foi possível encontrar o registro de Professores e Técnicos. A área de atuação predominante dos interessados foi a de ciências exatas, com forte participação da Astronomia (33,3%), Física (30,3%) e Ciências da Computação (15,2%), além da presença de Engenharias diversas, Matemática, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.
O próximo curso já está sendo desenvolvido e irá abordar os conceitos de Topcat. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre datas de lançamento e inscrições!
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.