Faça uma busca
Faça uma busca

Desenvolvendo Software Científico: panorama do curso realizado

Seguindo o cronograma proposto, a aplicação do quarto curso aconteceu em 15/08 sendo ministrado por Marcela Vitti e Heleno Campos, bolsistas INCT do e-Universo da área de educação. O curso abordou o tema “Desenvolvendo Software Científico”, tendo duração de um pouco mais de 2h e chegando a um total de 90 pessoas acompanhando ao vivo a aula.

Vídeo do curso “Desenvolvendo Software Científico”

Foram realizadas mais de 190 inscrições de pessoas interessadas, novamente contemplando as cinco regiões do país, com destaque para forte participação da região Nordeste – com sete dos nove Estados da região (imagem 1). Os Estados com maior número de inscritos foram: Rio de Janeiro (27,4%), São Paulo (22,8%), Bahia (18,8%). As instituições mais presentes são a UFF (13,2%), UFBA (12,7%) e INPE (8,1%), além de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. 

Imagem 1: Alcance nacional

Mais de 46% dos inscritos são graduandos e graduados, mestrandos e mestres correspondem a 25%, doutorandos e doutores a 16%. Foram registrados, também, em menor número, Professores, Técnicos, Cientistas e Ensino Médio (imagem 2).

Imagem 2: Estágios de carreira

As áreas mais presentes continuam sendo a Astronomia (29,9%), Física (23,9%) e Computação (21,8%). Ainda assim, temos a presença das Engenharias, Desenvolvimento de Sistemas e áreas relacionadas à Saúde e Biologia.

Em breve, teremos o próximo curso com o tema de Jupyter Notebook. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre datas de lançamento e inscrições!

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.