Faça uma busca
Faça uma busca

Fundamentos de Banco de Dados: confira o panorama das inscrições e aplicação do curso

O terceiro curso aplicado neste ano pelos bolsistas do INCT do e-Universo, Marcela Vitti e Heleno Campos, abordou o tema “Fundamentos de Banco de Dados”. Ocorrido em 17/07, no formato online, o curso teve duração de 2h com um público de aproximadamente 70 pessoas, entre o Zoom e o YouTube. Todo material está disponível no Google Classroom do LIneA – acesso aqui.

Ao todo, foram recebidas 160 manifestações de interesse, contemplando cinco regiões (imagem 1), com maior índice de participantes para os Estados do Rio de Janeiro (33,5%), São Paulo (20,3%) e Minas Gerais (16,5%). As instituições mais presentes foram a UFF (20,9%), USP (8,9%) e UFRJ (7,6%), além de outras, como o Instituto Federal de Educação da Paraíba, a Universidade Federal da Bahia e a Fiocruz (Minas).

Imagem 1: Alcance nacional

Sobre os estágios de carreira, mais de 40% dos interessados são graduandos, seguido dos doutorandos (21%) e mestrandos (15,9%). Além destes, também foram registrados professores, pesquisadores, pós-doutorandos entre outros (imagem 2). 

Imagem 2: Estágios de carreira

A área de atuação mais presente entre os inscritos foi a astronomia (30,4%), seguida das ciências da computação (19%) e física (15,2%). Embora a forte presença das ciências exatas, vemos que áreas relacionadas às ciências biológicas (biologia, farmácia, imunologia, biomedicina, etc) representam quase a outra metade dos demais interessados na temática abordada no curso. 

Este foi o terceiro curso planejado para 2024. Em breve, teremos o próximo curso sobre o Desenvolvimento de Software Científico. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre datas de lançamento e inscrições.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.