Faça uma busca
Faça uma busca

Highlights: Curso de Jupyter Notebook

A aplicação do quinto curso planejado para o ano de 2024 aconteceu em 26/09, sendo ministrado por Marcela Vitti e Heleno Campos, bolsistas INCT do e-Universo da área de educação. O curso abordou o tema “Jupyter Notebook”, tendo duração de 2h e chegando a um total de aproximadamente 50 pessoas acompanhando ao vivo a aula. O vídeo já conta com quase 400 visualizações.

Vídeo do curso: Jupyter Notebook

O curso recebeu um total de 135 inscrições de interessados em 18 estados, distribuídos nas cinco regiões do país, novamente com grande participação do Nordeste (7 de 9 estados). Os estados com maior número de inscritos foram o Rio de Janeiro (46,7%), São Paulo (12,6%) e Bahia (6,7%). As instituições com maior participação são a UFF (20,7%), UFRJ (17,0%) e UERN (5,9%). 

Além do interesse nacional, o curso também recebeu cinco inscrições de quatro países, sendo: Estados Unidos (Andrews University), Canadá (Concordia University), México (Universidad del Valle de México) e Peru (Universidad Tecnológica del Perú). Isso demonstra que o alcance dos cursos oferecidos têm se expandido para além do país. 

A maior parte dos inscritos são graduados ou graduandos (61,5%), mestres ou mestrandos (14,1%), doutorandos (12,6%), como também professores (5,9%) e estudantes do Ensino Médio.

As áreas mais presentes continuam sendo a Astronomia (32,6%), Física (24,4%) e Computação (17%). Outras áreas também estão presentes, como no caso das Engenharias, Arquivologia, Sistema da Informação, Pedagogia e Biomedicina.

O próximo curso já está sendo desenvolvido e será integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, abordando o tema de “Análise de Dados em Contextos Científicos”. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre datas de lançamento e inscrições!

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.