Após 10 anos desde a submissão da proposta inicial, o INCT do e-Universo entra em sua fase final, com o projeto previsto para encerrar em fevereiro de 2025 no CNPq e em dezembro de 2025 na FAPERJ.
Aproveitamos a oportunidade para apresentar o relatório digital (navegável), disponível no link:
https://tinyurl.com/relatorio-inct
Neste relatório, revisamos os principais resultados técnicos e científicos obtidos ao longo do projeto. Entre os destaques, estão:
- Apoio à participação brasileira em projetos internacionais de grande impacto científico, como o Dark Energy Survey (DES), o Sloan Digital Sky Survey (SDSS), o Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI) e o Legacy Survey of Space and Time (LSST).
- Apoio à criação e operação do ICT Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), sede atual do INCT.
- Apoio à criação de um centro de e-ciência internacional, com destaque para o acordo firmado com o SLAC National Accelerator Laboratory, operado pela Universidade de Stanford sob contrato com o Office of Science do Departamento de Energia dos Estados Unidos — um dos principais parceiros do LSST, ao lado da NSF — para a implantação do centro de dados IDAC-Brasil.
- Formação do Grupo de Participação Brasileiro (BPG), que reúne pesquisadores e estudantes brasileiros participantes do projeto LSST, com vagas cedidas pelo LIneA.
Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso do INCT do e-Universo, que atingiu todas as metas propostas há mais de uma década, reforçando a posição do Brasil em projetos na fronteira da ciência e da tecnologia.
Esperamos que a experiência adquirida e o sucesso deste INCT fortaleçam o pedido para a criação do INCT Brasil@LSST, sob nova coordenação, que abrigará todo o BPG e permitirá que esses pesquisadores e estudantes possam colher os frutos científicos de todo o esforço realizado ao longo da última década.