Iago Lopes, estudante de Astronomia da UFRJ, membro do BPG-LSST e bolsista INCT do e-Universo, foi selecionado para participar presencialmente no DESC Sprint Week, que acontece entre outubro e novembro deste ano, na sede do SLAC (Califórnia/EUA). A viagem será financiada pelo LSST Discovery Alliance (LSST-DA), do qual o LIneA faz parte, e viabiliza a participação ativa de estudantes brasileiros em diversas atividades relacionadas ao LSST.
O evento DESC Sprint Week oferece uma oportunidade para os membros do Dark Energy Science Collaboration (DESC) se reunirem para trabalhar em projetos específicos. A reunião, que tem uma semana inteira de imersão, tem como programação sessões de hacks e sprints. Os participantes podem se juntar em tempo integral ou parcial, presencialmente ou remotamente. Cientistas interessados em ingressar no DESC, mas que ainda não são membros, podem participar.
Iago Lopes é membro do BPG-LSST e vem se dedicando à pesquisa de redshift fotométricos com os dados simulados do LSST. Atualmente, o grupo de trabalho do qual participa está desenvolvendo um projeto no DESC que investiga os vieses cosmológicos devido a erros na estimativa do redshift fotométrico. O projeto está sendo liderado pelo pesquisador Bruno Moraes (UFRJ) com a colaboração de Amanda Farias (CBPF), Andreia Dourado (UFRJ), Iago Lopes (UFRJ) e Julia Gschwend (LIneA).
Sobre a importância de participar da reunião, Iago explica que “Participar do sprint week vai ser fundamental pra mim, pois utilizo diariamente as ferramentas produzidas pelo DESC, como o RAIL, na minha pesquisa. E como agora estamos com um projeto no DESC, aprofundar meus conhecimentos nos pacotes do DESC iria ajudar bastante no andamento da pesquisa. Além disso, essa vai ser uma oportunidade incrível para conhecer outros pesquisadores do LSST e poder trocar conhecimento.”
Parabéns, Iago, por ter sido selecionado para participar presencialmente do DESC Sprint Week!
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.