O projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST) foi pauta do canal da Fiocruz “Boletim Ciência” no YouTube, no dia 26 de junho. Luiz Nicolaci (diretor LIneA) e Daniel Oliveira (pesquisador UFF e BPG), concederam uma entrevista sobre o projeto liderado pelo Vera Rubin.
Os pesquisadores abordaram questões relacionadas ao funcionamento do LSST, ciência a partir dos dados obtidos, a participação brasileira e os desafios relacionados ao volume de dados que serão produzidos a cada 3 noite.
Os pesquisadores reforçaram a característica colaborativa e interdisciplinar do projeto, permitindo o contato entre pesquisadores em diferentes países, áreas e estágios de carreira. No Brasil, mais de 100 jovens pesquisadores (entre graduandos e pós-doutorandos) terão a oportunidade de interagir com grandes lideranças e instituições internacionais.
Para o futuro, o Prof. Daniel destaca o cenário desafiador e as grandes expectativas para o desenvolvimento de técnicas e produtos inovadores, além de capacitação dos novos pesquisadores para lidar com os desafios futuros.
O diretor do LIneA finalizou destacando as oportunidades únicas que serão geradas, principalmente para a juventude brasileira, já que poderá se inserir de forma sistêmica no projeto, uma vez que ele terá uma duração de 10 anos. Seu pedido é para que o Ministério brasileiro reconheça a importância e a grandiosidade do projeto no qual o Brasil está inserido.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.