Faça uma busca
Faça uma busca

LIneA na Mídia: mais de 70 notícias abordam o maior projeto da astronomia para a próxima década

Seguindo com as iniciativas de comunicação do LIneA, em Agosto um novo comunicado foi enviado à imprensa, com o objetivo de divulgar as novidades relacionadas ao andamento do trabalho com o Vera Rubin. O comunicado anunciava o acordo firmado com o SLAC National Accelerator Laboratory, da Universidade de Stanford, afiliado ao Departamento de Energia do governo americano (DOE). O acordo celebrou a cooperação de trabalho entre o SLAC e o LIneA, para a implantação  no Brasil  de um centro para hospedar dados obtidos com o telescópio.

A estratégia gerou um grande impacto na mídia nacional, regional e acadêmica. Importantes veículos de comunicação como a Folha de S. Paulo, Veja, CNN Brasil e Agência Brasil publicaram notícias sobre o projeto LSST, a participação brasileira e o centro de dados que será operado pelo LIneA, o IDAC-Brasil. A pauta também esteve presente em revistas especializadas, como Superinteressante e Galileu. O mesmo aconteceu no meio acadêmico, como no caso da UFRGS e ABC. 

Em 2024, este é o segundo contato feito com a imprensa, resultando em 75 matérias publicadas. Se somadas ao primeiro comunicado realizado no meio do ano, envolvendo principalmente as Universidades dos pesquisadores participantes do BPG (leia aqui), temos um total de mais de 100 matérias na mídia – muitas delas em importantes veículos como mencionado acima. 

O acesso às notícias pode ser feito por este link.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.