Faça uma busca
Faça uma busca

Momento histórico para a astronomia: Telescópio Rubin realiza primeira observação do céu com câmera de comissionamento

O comunicado feito pela equipe de comunicação está disponível neste link.

A notícia oficial pode ser encontrada no site do Rubin Observatory.

A primeira observação do céu através da câmera de comissionamento do telescópio Rubin ocorreu no último dia 24 de outubro. Com o objetivo de passar por todas as fases do processamento de dados, envolvendo a captura e a transferência dos primeiros dados no céu do Chile para o Centro de Dados dos EUA, no SLAC, o teste foi realizado com sucesso.

De acordo com a notícia enviada pelo o time de comunicação em 25/10, o Rubin Observatory tem um “telescópio em pleno funcionamento, dando os primeiros passos numa viagem inovadora de 10 anos que irá redefinir a forma como exploramos o cosmos”. Este é um momento histórico, pois estamos acompanhando a realização de décadas de trabalho e dedicação. Em breve, a câmera oficial do Legacy Survey of Space and Time será instalada e as primeiras imagens mais profundas e detalhadas do céu serão apresentadas ao mundo.

O LIneA, na medida em que coordena a participação do Brasil no LSST, através do Brazilian Participation Group (BPG-LSST), assume o compromisso com a comunidade brasileira em trazer as novidades sobre o andamento do projeto LSST, do Rubin Observatory.

Imagem: Em uma das primeiras imagens capturadas com a câmera de teste de 144 megapixels do Rubin, a equipe do Rubin se reuniu para uma foto em grupo dentro da cúpula do observatório, com o Telescópio Simonyi apontado para o horizonte. Esta imagem “pin-hole” foi criada usando os sensores da câmera, mas sem utilizar lentes ou espelhos para focar a luz. Em vez de formar uma imagem detalhada e ampliada, essa técnica produz uma imagem suave e desfocada. O padrão de grade visível do arranjo de sensores da câmera sobrepõe-se à imagem.

Créditos: RubinObs/NOIRLab/SLAC/NSF/DOE/AURA