O projeto intitulado “LIneA: Centro de e-Ciência para explorar os mistérios do Universo e apoiar projetos de Big Data” foi selecionado na chamada pública pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), anunciado em 22 de outubro. O projeto tem como objetivo completar a implantação de um centro de e-ciência internacional que entre suas funções irá hospedar os dados do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), o IDAC-Brasil.
Ter um centro de dados local, próximo ao supercomputador Santos Dumont, no LNCC, torna o acesso e a exploração científica dos dados do LSST pela comunidade brasileira mais eficiente, além de estimular o desenvolvimento de workflows científicos e inovações tecnológicas na área de big data e inteligência artificial. O IDAC-Brasil fará parte de uma rede internacional cobrindo todos os continentes.
A proposta apresentada pelo LIneA foi bem avaliada, atingindo a maior pontuação em diversos critérios, como a qualificação e competência da equipe, impactos e adequação da infraestrutura já existente.
Os recursos financeiros obtidos vão permitir que o IDAC-Brasil seja finalizado dentro do prazo determinado, cumprindo o acordo firmado entre o LIneA e o SLAC National Accelerator Laboratory operado pela Universidade de Stanford em nome do Office for Science do Departamento de Energia do governo americano.
O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.