LIneA investe na melhoria da distribuição de dados do Sloan Digital Sky Survey

01 de outubro de 2015 | LIneA

Dando início ao projeto de implementar melhorias no serviço de distribuição futura de dados para o SDSS-IV, o Data Release 12 (DR12) do SDSS-III foi instalado e configurado em um novo servidor DELL R910 dedicado exclusivamente a esta finalidade (Figura 1). Os novos servidores frontends também são dedicados ao DR12 e estão configurados em Máquinas Virtuais separadas em hospedeiros do LIneA, de modo a garantir a continuidade do serviço, bem como o balanceamento da carga nos acessos. Espera-se com isso que as consultas realizadas ao banco de dados do DR12 possam ser executadas mais rapidamente, evitando o gargalo criado na solução antiga, a qual dependia de acesso ao sistema de armazenamento de dados conectado pelo network (Figura 2). O DR12 que inclui dados até julho de 2014, é o último do projeto SDSS-III, que termina em dezembro deste ano. Caso necessário, os antigos releases DR8, DR9 e DR10 ainda estão disponíveis na antiga configuração. Mais uma máquina está sendo adquirida, o que permitirá separar os serviços de SkyServer e CasJobs, em preparação para o primeiro release do SDSS-IV (DR13), este último programado para julho de 2016.

DR12
Figura 1 – Configuração adotada para o serviço de distribuição de dados do Data Release DR12 do projeto SDSS-III, que elimina a dependência da rede para acessar os dados. Espera-se com isto melhorar significativamente o desempenho das buscas.
DR10_9_8_ext
Figura 2 – Configuração adotada para os antigos releases (DR8-DR10), na qual os dados são acessados em um disco externo através da rede.

Deixe um comentário