Afiliados ao LIneA participam de encontro de astronomia dos BRICS

16 de setembro de 2016 | LIneA

Há cerca de 10 anos se iniciou uma coordenação entre Brasil, Rússia, Índia, China, e mais tarde África do Sul, no que viria a ser conhecido como BRICS. O primeiro encontro de Cúpula ocorreu em Ecaterimburgo, Rússia, em 2009.

Oito anos depois, um grupo de astrônomos dos BRICS se encontraram nessa mesma cidade no BRICS Astronomy Workshop 2016 para discutir oportunidades nessa área envolvendo os países membros do BRICS.

Ricardo Ogando (ON/LineA) e Angelo Fausti Neto (LSST/LIneA) representaram o LIneA, remotamente, com as apresentações “LIneA: towards a Brazilian e-astronomy center” (LIneA: em direção a um Centro de e-Astronomia Brasileiro) e “Analyzing large astronomical data sets: The Science Portal solution” (Analisando grandes conjuntos de dados astronômicos: A solução via Portal Científico), respectivamente. Estas palestras apresentaram alguns dos resultados obtidos pelo LIneA no de tratamento de Big Data na área de Astronomia, em particular, sobre a preparação de um centro de dados e de uma solução via web para aplicações astronômicas envolvendo grandes volumes de dados. Estes esforços são de grande importância para permitir a eficiente exploração científica de dados na era do LSST. As apresentações estão disponíveis abaixo.

 

Deixe um comentário