INCT do e-Universo recebe termo de outorga da FAPERJ

22 de fevereiro de 2018 | LIneA
Figura 1 – Cerimônia organizada pela FAPERJ para a entrega de termos de outorga com a presença de várias autoridades entre as quais o Ministro Gilberto Kassab e o governador do estado do Rio de Janeiro Luiz Pezão e os presidentes da FAPERJ, CNPq, FINEP, SBPC e ABC (Crédito: Lécio Augusto Ramos)

Após um longo período de espera, foi com grande satisfação que o coordenador do INCT do e-Universo Luiz Nicolaci participou da cerimônia organizada pela FAPERJ no dia 31 de Janeiro na Sala Cecilia Meirelles para a entrega dos termos de outorga aos pesquisadores contemplados em diferentes editais incluindo os coordenadores dos 19 INCTs do Estado do Rio de Janeiro, diante de uma plateia de cerca de 500 pessoas. Nicolaci recebeu o termo de outorga do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves.

Os recursos aprovados (R$ 3,1 milhões) serão usados para apoiar a participação brasileira em grandes projetos internacionais, em particular, os projetos Dark Energy Spectroscopic Instrument ( DESI) e Large Synoptic Survey Telescope ( LSST), dois dos mais importantes projetos de Astronomia da próxima década. A prioridade será dada a formação de uma nova geração de pesquisadores preparados para trabalhar nestas grandes colaborações e na implantação de uma infraestrutura adequada para a análise do grande volume de dados a serem gerados por estes projetos. Estes recursos da FAPERJ complementam aqueles provenientes do CNPq.

Deixe um comentário