LIneA/INCT e agência Propósito organizam a pesquisa: Brasil na era do LSST

13 de abril de 2021 | LIneA

Buscando se preparar o para a era do Legacy Survey of Space and Time (LSST) o LIneA, em colaboração com a agência Propósito, desenvolveu um questionário voltado para toda comunidade científica e o público em geral, a fim de avaliar percepções, opiniões, sugestões, casos de uso, interesse e entender as possíveis e futuras demandas que ocorrerão com a entrada dos dados do LSST, prevista para 2023.

O convite para participação na pesquisa foi amplamente compartilhado entre diversas Instituições de ensino (cursos de graduação e pós-graduação de física, astronomia e computação), redes sociais (Facebook, Twitter e WhatsApp) e mala direta.

O objetivo do LIneA é implantar uma infraestrutura adequada que dê acesso a dados e serviços para a exploração científica deste acervo pela comunidade brasileira. Para ajudar neste esforço, o LIneA também está elaborando cursos e tutoriais de introdução aos serviços e ferramentas disponíveis para estudantes, jovens pesquisadores e novos usuários.

A metodologia adotada pela agência Propósito é composta de duas etapas:

  1. A primeira foi o preenchimento do formulário (totalmente anônimo, com perguntas objetivas e discursivas) e o convite para aqueles que gostariam de colaborar além do formulário (participando de um workshop). Inicialmente, as perguntas buscam conhecer o público – formação acadêmica, faixa etária, área de atuação e nível de conhecimento em informática. Na sequência, são abordadas questões sobre o LSST – conhecimento do projeto, interesse no uso dos dados, conhecimento sobre o Brazilian Participation Group (BPG) e maneiras de se informar sobre o LSST. Sobre o LIneA, dividido em duas partes, para os que conhecem – definindo as atividades e características do laboratório, missão e contribuição – e os que ainda não conheciam o laboratório – como os participantes gostariam de ter acesso às informações do LIneA.
  2. A segunda parte é composta por um workshop, onde aqueles que demonstraram interesse no formulário poderiam deixar o e-mail para contato. O workshop, de duas horas, foi uma exploratória em determinadas questões entre o público e a equipe Propósito.

Neste post apresentamos a primeira parte dos resultados obtidos, referente ao perfil dos respondentes, durante os mais de quinze dias (22/02 à 12/03) em que o formulário esteve disponível para ser preenchido. No total, obtivemos 146 respostas.

Para a primeira pergunta “Qual sua relação com o LIneA?” (imagem 1), as respostas que mais aparecem são de pessoas da comunidade científica que ainda não tiveram contato com o LIneA (36,3%), educadores (24,7%), universitários (22,6%) e divulgadores científicos (21,2%). Além destas, quinze pessoas responderam “outros”, surgindo opções como: Curioso, membro do CA, professora, estudante, interessado em educação STEM, etc.

Imagem 1: As oito opções mais selecionadas.

Em relação à faixa etária (imagem 2), grande parte dos respondentes têm entre 26 e 40 anos (44,5%) e a minoria tem mais de 75 anos (1,4%).

Imagem 2: Gráfico de faixa etária.

As respostas relacionadas à formação (imagem 3) indicam que grande parte são doutores (36,3%) e, em menor número, pessoas com ensino médio (9,6%).

Imagem 3: Grau de formação dos respondentes.

Quando perguntado sobre a posição atual exercida (imagem 4), a maior parte das respostas foram para professor (31,5%), aluno de pós-graduação (18,5%), aluno de graduação e pós-doutorando (11,6%), pesquisador (9,6%) e 23 pessoas deram opções diversas, como: analista de sistema, diretora de escola, jornalista e estudante de data science, embaixador, bolsista INCT, etc.

Imagem 4: Gráfico para posição de atuação.

Sobre a área de atuação científica (resposta dissertativa), podemos identificar um grupo expressivo de pessoas ligadas à astrofísica extragaláctica, cosmologia, sistema solar e divulgação científica.

Sobre o conhecimento em informática (imagem 5), a grande maioria respondeu ter domínio intermediário (47,9%).

Imagem 5: Gráfico de conhecimento em informática.

Finalizando a primeira parte do formulário foi indicado um campo para aqueles que gostariam de colaborar mais, disponibilizando o e-mail para a segunda parte do processo, o workshop. Ao todo, recebemos 87 respostas de pessoas interessadas em participar da segunda etapa, dentre essas, foram selecionadas 20 pessoas.

Agradecemos a participação das 146 pessoas que se dispuseram a responder todo o formulário “Brasil na era do LSST” e também aos 87 que gostariam de colaborar ainda mais com a sequência do processo. Gostaríamos muito que todos pudessem participar e pedimos desculpas para os que não seguiram com a colaboração. Em breve todos os resultados do formulário estarão disponíveis para consulta.

Chamamos a atenção que os resultados da pesquisa e algumas conclusões serão apresentadas em um Webinar LIneA no dia 22 de abril. Contamos com sua presença!

A equipe LIneA e Propósito agradecem, novamente, o interesse e a participação. Muito obrigado!

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey ( DES), Sloan Digital Sky Survey ( SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument ( DESI), e o Legacy Survey of Space and Time ( LSST).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP, FAPERJ, CNPq, CAPES e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário