LIneA e LSST Corporation anunciam oportunidade de bolsa de estudo e pesquisa

17 de agosto de 2021 | LIneA

É com grande satisfação que o LIneA, em parceria com o LSST Corporation (LSSTC), anunciam duas bolsas de estudo e pesquisa destinadas para graduandos a partir do 3º período, sendo: uma para a área de Física/Astronomia e outra para a área da Ciência da Computação, durante um (1) ano. Os estudantes selecionados irão trabalhar com membros do Grupo de Participação Brasileiro do projeto Legacy Survey of Space and Time (BPG-LSST), desenvolvendo pesquisas na área de aglomerados de galáxias (leia aqui) como aprovado pelo LSSTC. 

O objetivo do programa é atrair e preparar jovens talentos nas áreas de ciências exatas e ciência da computação para este grande experimento que se estenderá até, pelo menos, 2035. 

Os estudantes terão a mentoria de quatro pesquisadores associados ao LIneA que trabalham na área, além da assistência da equipe de TI do LIneA para, em conjunto, desenvolverem um sistema eficiente para analisar o grande volume de dados a ser gerado pelo projeto usando dados simulados já disponíveis. Durante o período da bolsa os estudantes farão parte do BPG e terão a possibilidade de participar de todas as atividades nacionais e internacionais do projeto LSST, inclusive de cursos oferecidos pelo LIneA. 

Caso tenham uma avaliação favorável por parte de seus supervisores, os bolsistas serão convidados a participarem em 2022, presencialmente*, do Rubin Observatory Project and Community Workshop, realizado anualmente no mês de Agosto em Tucson nos Estados Unidos com as despesas pagas pelo INCT do e-Universo. Existe também a possibilidade de continuarem membros do BPG caso estejam interessados.

A bolsa terá o valor de mil reais mensais e a chamada está aberta até 17/09. O regulamento com todas as informações se encontra disponível aqui.

* A participação depende do estágio em que a pandemia de covid-19 se encontrar no momento do evento.

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI),  Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo

Deixe um comentário