Coordenador do BPG integra o comitê de relações internacionais do LSST

28 de março de 2023 | LIneA

O atual coordenador do Brazilian Participation Group do LSST, Dr. Rogerio Rosenfeld (LIneA/UNESP) e vice-coordenador do INCT do e-Universo, foi convidado a fazer parte do comitê de relações internacionais do Vera Rubin Observatory (veja aqui).

Os membros do comitê têm o papel de colaborar no monitoramento dos Memorandos de Acordo (MOAs) entre o LSSTC e colaboradores internacionais; desenvolver e construir uma boa relação com os parceiros internacionais garantindo que toda comunidade científica esteja conectada ao Rubin; alinhar, junto a coordenação do Rubin, ações filantrópicas para os parceiros LSSTC; explorar diferentes maneiras de fazer com que comunidade internacional tenha mais oportunidades e recursos para acessar dados, contribuindo para uma maior produtividade científica do programa LSST do Vera Rubin.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário