Inscrições no minicurso Jupyter Notebook 2023

27 de junho de 2023 | LIneA

No mês de maio o LIneA abriu chamada para interessados, em todos os estágios de carreira, para uma nova edição do minicurso de Jupyter Notebook. Todo o minicurso foi desenvolvido e apresentado por dois ex-estudantes de iniciação científica do laboratório, Andressa Wille (UTFPR) e Gabriel Oliveira (UFSM). 

O intuito da edição 2023 do minicurso foi de reforçar o treinamento da comunidade brasileira no uso de dados que futuramente ficarão disponíveis pelo Legacy Survey of Space and Time (LSST). A ferramenta utilizada e os dados trabalhados, do Dark Energy Survey (DES), têm natureza muito semelhante aos do LSST, deixando evidente a importância de familiarização com os mesmos. 

A seguir, é apresentado um panorama das inscrições recebidas durante o período de 12 de maio a 2 de junho de 2023.

No total foram recebidas 88 inscrições para o minicurso. A maior concentração de interessados está distribuída pelos estados de São Paulo (28), Rio de Janeiro (25) e Minas Gerais (10). O alcance do minicurso chegou a outras regiões além do Sudeste e Sul, que sempre estão muito presentes nas atividades desenvolvidas pelo laboratório. Como pode ser visto na figura 1, foram recebidas inscrições do Amazonas, Ceará, Alagoas e outros. Embora sejam inscrições pontuais, isso demonstra o alcance da chamada e ao mesmo tempo a necessidade de se estar mais presente nestas regiões.

figura 1: Estados

Foram contabilizadas 33 instituições espalhadas pelo Brasil, sendo as mais presentes: UFRJ (24), USP (9) e UNESP(7). Outras inscrições pontuais vindas, por exemplo, da UFBA, UFRN, UFS, UFC e UFPE também foram recebidas. 

Em relação ao estágio de carreira, de acordo com a figura 2, a maior parte dos inscritos são graduandos (30) e doutorandos (22). Também podemos encontrar professores do ensino superior e outros, como por exemplo, aposentados.

figura 2: Estágios de carreira

A área mais presente é a astronomia (59) seguido da física (19). Outras áreas como ciência da computação, engenharia, matemática e biotecnologia também foram identificadas (figura 3).

figura 3: áreas de atuação

Agradecemos pelo interesse de todos os inscritos e também pela aplicação do minicurso por Andressa Wille e Gabriel Oliveira. 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário