Atualização do processo de instalação dos Apollos: instalação do slurm

06 de outubro de 2023 | LIneA

O processo de instalação dos novos nodes para o clusters Apollo segue sendo executado pela equipe do LIneA, conforme noticiado mensalmente – confira atualização anterior sobre o processo aqui.

A equipe de TI informa que foi concluída a instalação do Slurm e implementada diferentes filas, para acesso e/ou uso dos recursos, além de permissionamentos para grupos e contas de usuários.

Já foram realizados testes básicos para validação e, no momento, a equipe realiza testes com pipelines de casos científicos, como do Photo-Z compute (que serão utilizados para o LSST futuramente) e também com o GAWA. A intenção ao utilizar casos de uso reais faz parte de uma estratégia para estressar o ambiente a fim de validar que está servindo de maneira satisfatória aos casos de uso. 

A equipe destaca que ao utilizar a tecnologia oferecida pelo slurm, o LIneA fica mais próximo de outros centros de dados que fazem uso desse mesmo recurso – como é o caso do Santos Dumont. 

O trabalho pode ser acompanhado através do link: https://github.com/orgs/linea-it/projects/23/views/1 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário