Highlights da reunião sobre o IDAC-Brasil

20 de outubro de 2023 | LIneA

No dia 18/10 foi realizada a reunião da Comissão de Assessoramento Técnico do LIneA, formado por especialistas na área de TI de diversas instituições brasileiras (COPPE, INT, LNCC, RNP, UFCG, UFRGS, UNESP). A reunião foi convocada para apresentar a atualização e andamento do projeto de implantação do centro que irá  armazenar e processar dados do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST).  A reunião contou não só com membros da comissão mas também com membros de outras comissões internas do LIneA e de pesquisadores do Grupo de Participação Brasileiro (BPG-LSST). 

Carlos Adean, responsável pelo projeto (Contribution Lead) junto ao Observatório Rubin, fez um resumo do trabalho feito ao longo dos anos na montagem do centro, atualmente em funcionamento, e de sua expansão para atender aos requisitos exigidos para se tornar um Independent Data Access Center (IDAC) do LSST.  O IDAC-Brasil fará parte de uma rede internacional espalhada pelo mundo que irá abrigar parte dos dados gerados pelo projeto. 

Até agora, foram produzidos nove relatórios sobre o progresso do trabalho para serem apresentados ao Observatório Rubin. Esses relatórios trimestrais e anuais, feitos pelo time de TI do LIneA, fazem parte do acordo estabelecido com o observatório em troca de vagas no projeto.

O benefício de ter um IDAC no Brasil é que isso facilitará o acesso aos dados pelos pesquisadores brasileiros, além de tê-los próximos à infraestrutura de processamento local, o que é fundamental dado o volume de dados envolvidos.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário