Coordenador do INCT do e-Universo se apresenta no evento de acompanhamento dos INCTs (FAPERJ)

30 de novembro de 2023 | LIneA

O diretor-geral do LIneA e coordenador do INCT do e-Universo, sediado no LIneA, participou no último dia 27/11 da cerimônia realizada na Academia Nacional de Medicina, organizada pela FAPERJ com o objetivo de rever os resultados alcançados pelos INCTs apoiados pelo Estado do Rio de Janeiro.

Imagem 1: Apresentação do coordenador do INCT do e-Universo

No ocasião, foram destacados os principais resultados do INCT do e-Universo que incluem ter viabilizado a participação de pesquisadores nos projetos internacionais de grande sucesso como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Survey (DESI) e mais recentemente, as 120 vagas no projeto transformativo Legacy Survey of Space and Time (LSST), que se estenderá até 2040. 

Imagem 2: Apresentação do coordenador

Na sua grande maioria as vagas nesses projetos foram conquistadas em troca de contribuições in-kind, na forma de plataformas científicas desenvolvidas pelo time do LIneA, na geração de produtos científicos avançados para as colaborações, na implantação de um centro para armazenar, processar e distribuir dados, conhecido como um independente data access center (IDAC) no caso do LSST, sendo parte de uma rede internacional formada por uma dezena de centros espalhados por cinco continentes.

 Outros importantes legados do INCT são: 1) a organização da Gupo de  Participacao Brasileiro formado por 120 pesquisadores de 23 instituições em 9 estados brasileiros; 2) a formação de jovens pesquisadores trabalhando num contexto internacional; e 3) o apoio ao o primeiro centro de e-ciência especializado em big data para lidar com o grande volume de dados a ser gerado pelo projeto LSST.

Trechos das apresentações foram disponibilizados pelas redes sociais da FAPERJ, que cobriu o evento ao vivo pelo instagram, e pode ser assistido aqui.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário