European Southern Observatory (ESO) Workshop 2024

23 de fevereiro de 2024 | LIneA

O European Southern Observatory (ESO) promoveu em sua sede na Alemanha, entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2024, o workshop “What Was That?”, que abordou tópicos científicos associados a objetos variáveis, transitórios ou em movimento que serão descobertos em grande número pelo Legacy Survey of Space and Time (LSST). 

O workshop teve como objetivo incentivar o debate do que a comunidade científica espera obter de conhecimento a respeito destes corpos celestes a partir dos dados do LSST. Também foram apresentadas atualizações sobre a construção do telescópio Vera C Rubin no Chile, como estão sendo pensadas as colaborações entre os diferentes grupos internacionais de pesquisadores, quais as lições aprendidas pela comunidade em projetos anteriores e o que a ESO espera desenvolver para o futuro. A estrutura do evento consistiu em uma série de apresentações principais, por invited speakers, e de lightning talks com apresentações de pôsteres. As sessões gravadas estão disponíveis e podem ser acessadas no canal da ESO no Youtube.

Quando decidi participar do evento, meu objetivo principal era tentar encontrar respostas para algumas perguntas que tinham surgido durante os 9 meses de projeto [do pós-doc]”, comenta Flavia Rommel, ex bolsista do INCT do e-Universo e atual pós-doc no Florida Space Institute (FSI), nos Estados Unidos. “Foi uma ótima oportunidade para apresentar os resultados preliminares do projeto que desenvolvi durante o pós-doc na UTFPR, apoiado pelo LIneA/INCT do e-Universo”.

Imagem 1: Pôster apresentado por Flavia L. Rommel

Flavia L. Rommel (FSI) destaca que a participação no workshop foi muito positiva e possibilitou entender alguns aspectos importantes para a continuação do trabalho iniciado em parceria com o LIneA, como: 1) A comunidade que estuda estrelas está se organizando para combinar dados do Gaia com o LSST para obter um catálogo estelar mais completo; 2) A astrometria de objetos fracos deverá possuir incertezas um pouco maiores, isso implica em prever ocultações estelares com incertezas maiores, mas não impossibilita a seleção dos eventos mais interessantes e a organização de campanhas observacionais; 3) Ficou claro que só teremos dados suficientes para estudos de cor e rotação em Centauros e TNOs a partir do segundo ou terceiro ano do survey; 4) O Zwicky Transient Facility (ZTF) será encerrado em 2025.

Flavia ainda reforça que “Em geral, o workshop me ajudou a compreender melhor o que esperar dos dados que serão adquiridos pelo LSST para pequenos corpos do Sistema Solar exterior”, sendo assim, ela conseguirá se organizar a longo prazo para melhorar a utilização dos dados para os trabalhos em Ocultações Estelares.

O pôster apresentado pela Flavia Rommel já possui DOI, podendo ser citado, e está disponível no link: https://zenodo.org/records/10613586  

Agradecemos a Flavia pelas informações para a notícia.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário