Conheça os novos bolsistas INCT do e-Universo

14 de março de 2024 | LIneA

O LIneA dá as boas-vindas aos 20 novos bolsistas do INCT do e-Universo que irão colaborar com a equipe até novembro deste ano. O grupo será distribuído entre as áreas de comunicação, divulgação científica, educação, infraestrutura e software.

Comunicação, divulgação científica e educação (CDE) recebeu 5 membros que vão fortalecer a área de comunicação interna e externa do laboratório, contribuir com novos conteúdos de divulgação científica, assim como no planejamento e na execução de novos minicursos para comunidade ao longo de 2024.

A Infraestrutura agora conta com mais 7 membros*, que terão o papel de desenvolver, implementar e manter soluções integradas à infraestrutura de tecnologia da informação, buscando maneiras de automatizar a transferência, o armazenamento, o monitoramento, o processamento e a distribuição de grandes volumes de dados produzidos pelos projetos científicos do LIneA/INCT.

O grupo de Software se expande com a chegada de mais 8 membros*, atuando em projetos de desenvolvimento de software para plataformas científicas que vão viabilizar o acesso remoto a dados de pesquisa. Além de desenvolver e aprimorar ferramentas de visualização, manipulação, processamento e análise de dados astronômicos, o grupo irá trabalhar para desenvolver e aprimorar interfaces amigáveis em plataformas científicas, visando melhorar a experiência do usuário. É planejado que o grupo também realize e apresente resultados de testes de validação de resultados científicos,e participem do ciclo de revisão de códigos desenvolvidos pelos demais membros da equipe. 

O onboarding de boas-vindas das três áreas aconteceu em primeiro de março e marcou o início das atividades de todos os bolsistas. 

A equipe LIneA parabeniza a todos pela bolsa!

*Alguns membros dos grupos não enviaram fotos para compor a notícia.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário