Minicurso LIneA recebe 230 inscrições: confira o panorama geral

01 de maio de 2024 | LIneA

Ao longo do mês de abril estiveram abertas as inscrições para o novo minicurso “Fundamentos de Programação com Python”, desenvolvido por Marcela Vitti e Heleno Campos, bolsistas do INCT do e-Universo da área de Educação. O minicurso irá abordar conceitos básicos de Python, sendo uma ótima oportunidade para aqueles que desejam iniciar seus estudos ou se aprimorar na linguagem. 

Previsto para acontecer nos dias 2 e 9 de maio, o minicurso terá 4h totais de aula síncrona, além do suporte via Slack para eventuais dúvidas. Esse é o primeiro minicurso de uma série de outros que estão previstos para acontecer ao longo de 2024. 

Foram recebidos um total de 230 manifestações de interesse no minicurso e apresentaremos aqui a diversidade alcançada com a chamada.

Foram contabilizados 19 estados em todo Brasil. A maior participação foi referente ao RJ (69), RS (37), SP (36), MG (21) e RN (15). A imagem 1 apresenta a dimensão do alcance da chamada, onde conseguimos ver que dos 26 estados brasileiros, apenas 8 estados (AC, RR, RO, AP, TO, SE, MS e ES) não estão presentes. Com a imagem 1 ainda podemos verificar que a chamada do minicurso chegou a todas as regiões do Brasil. 

Imagem 1: Estados dos inscritos no minicurso

No total, são 69 instituições espalhadas por todo Brasil, entre Universidades e Institutos federais, estaduais e particulares, como pode ser visto na imagem 2. Com maior participação, estão: UFRGS (28), UFRJ (27), UFF (27) e UERN (12).

Imagem 2: gráfico das instituições mais presentes

Com relação ao estágio de carreira (imagem 3), temos a maior participação de graduandos (122), mas também registramos inscritos do Ensino Médio (7) e Professores (5). Por ser um minicurso básico, isso permite uma diversidade maior de participantes.

Imagem 3: gráfico dos níveis de carreira mais presentes

A área de atuação mais presente segue sendo a Astronomia (imagem 4). Além das áreas de ciências exatas, encontramos profissionais da biologia, neurociências, geografia, direito, relações internacionais, entre outros. Isso demonstra como o tema pode ser utilizado por diversas áreas, contribuindo para formação dos profissionais.

Imagem 4: gráfico das áreas mais presentes

Boa parte dos interessados chegou até o minicurso através de indicação de colegas, redes sociais ou por e-mail. A chamada para o minicurso pode ser considerada de sucesso, pelo número de interessados, passando dos 200, e por atingir todas as 5 regiões do Brasil. O minicurso conta com certificado de participação e depois ficará disponível no Google Classroom do LIneA.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário