Afiliados ao LIneA participam da XLIII reunião da SAB

30 de setembro de 2019 | LIneA

De 9 a 12 de setembro de 2019 ocorreu a XLIII reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), na Universidade de São Paulo (USP), que reuniu mais de 200 cientistas de várias partes do Brasil e do mundo. Neste ano, além da tradicional mostra de pôsteres e palestras, houve a participação de cientistas internacionais como James Binney, Chris Sneden, Marta Volonteri, Tim Heckman e Xavier Barcons, representante do ESO. Para a abertura da solenidade foi convidado o professor Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE, que saudou todos os presentes com seu discurso.

LIneA também participou da reunião da SAB através do pós-doutorando do INCT do e-Universo Adriano Pieres (Figura 1).. Ele apresentou uma palestra a respeito da comparação das estrelas nos três primeiros anos da colaboração do Dark Energy Survey (DES) com modelos do Trilegal, onde os parâmetros do disco espesso e do halo da Galáxia foram ajustados. O resultado foi submetido em um artigo na revista Montly Notices of the Royal Astronomical Society e foi inteiramente desenvolvido e incorporado ao portal científico do LIneA.

Outra participante do LIneA na reunião da SAB foi a doutoranda Gabriele da Silva Ilha, com o trabalho entitulado “Os primeiros 62 AGN observados com o SDSS-IV MaNGA “, apresentado na forma de um pôster.

Figura 1: Adriano Pieres, pós-doutorando afiliado ao LIneA. Crédito das imagens: SAB.

Figura 2: Participantes do evento da XLIII reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Crédito das imagens: SAB.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário