Novas medidas de distâncias cósmicas realizadas pela colaboração “Dark Energy Survey” fornecem pistas sobre a natureza da energia escura

20 de fevereiro de 2024 | LIneA

A colaboração Dark Energy Survey (DES), em uma análise liderada por grupos espanhóis com a participação de cientistas brasileiros associados ao Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), usando dados finais de seis anos de observações (DES-Y6), realizou uma medida da distância de Oscilação Acústica Bariônica (Baryon Acoustic Oscillation, em inglês, denominada pela sigla BAO), investigando galáxias que emitiram sua luz quando o Universo tinha metade de sua idade. Pela primeira vez, medidas usando apenas imagens de galáxias, no caso do DES, são tão boas quanto medidas espectroscópicas de outros instrumentos realizadas especificamente para detectar esse sinal. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024.  

Legenda: Em dourado, vemos a medida da escala de BAO do Dark Energy Survey, que se desvia do modelo padrão (linha horizontal em 1 neste gráfico) em 4%, enquanto as incertezas associadas à análise são de 2% (indicadas pela barra vertical dourada). Essa discrepância poderia ser uma pista sobre a energia escura ou uma mera flutuação estatística, com uma chance de 5%. Essa medida foi feita observando galáxias que emitiram sua luz quando o Universo, que tem 14 bilhões de anos, tinha cerca de metade de sua idade atual. Em azul, são mostradas as medidas do Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS) e sua extensão (eBOSS). O DES fornece a medição mais precisa do Universo quando tinha cerca de 7 bilhões de anos. Crédito da imagem: Dark Energy Survey Collaboration.

Cientistas brasileiros de diversas instituições que formam o DES-Brazil Consortium participam do Dark Energy Survey desde 2007 através do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), com financiamento da FINEP, CNPq, FAPERJ e do INCT do e-Universo, com o LIneA contribuindo com o desenvolvimento de diversas plataformas científicas para a colaboração.

Contatos DES-Brazil:

LIneA – Dr. Luiz Nicolaci da Costa, diretor-geral do LIneA,  coordenador do INCT do e-Universo ldacosta@linea.org.br

UNESP/LIneA – Dr. Rogério Rosenfeld, cientista, rogerio.rosenfeld@unesp.br

Brookhaven National Laboratory/LIneA – Dr. Hugo Camacho, pós-doc, hugo.camacho@linea.org.br

Press release completo: Português | Inglês

Artigos:

Dark Energy Survey: Galaxy Sample for the Baryonic Acoustic Oscillation Measurement from the Final Dataset

Dark Energy Survey: A 2.1% measurement of the angular Baryonic Acoustic Oscillation scale at redshift zeff=0.85 from the final dataset

Deixe um comentário